Chamamos de condutores os corpos onde as partículas eletrizadas conseguem se mover sem dificuldade, os corpos onde isso não acontece chamamos de isolantes.
A eletrização é o processo onde um corpo fica eletrizado. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E quando um corpo perde elétrons o número de prótons no corpo é maior, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.
A eletrização pode ocorrer através de três processos : eletrização por contato, atrito ou indução.
Você já tentou atritar uma bexiga no seu cabelo? Não? Então acompanhe este raciocínio:
Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizará, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza por ATRITO. Para verificarmos a existência de cargas podemos fazer um experimento simples com duas bexigas. Acompanhe: Para verificar a repulsão entre elas, eletrize as duas bexigas por atrito com os cabelos. Assim, as duas bexigas receberão o mesmo tipo de carga dos cabelos e ao proximarmos uma da outra elas se repelirão. E para se garantir que elas irão se repelir as áreas de aproximação devem ser as mesmas áreas que foram eletrizadas. Para verificarmos a atração entre duas bexigas, eletrizamos por atrito uma bexiga com os cabelos, e aproximamos esta em um outro cabelo. Devemos observar neste caso uma atração quando se aproxima a bexiga eletrizada dos fios de cabelo neutros, deixando-os "em pé". Dessa maneira:
Agora acompanhe esse vídeo e veja como fica o cabelo do garotinho!
Passo a passo para realizar o experimento:
Para fazer a atração entre as bexigas.
Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas.
Atrite uma delas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfície da bexiga no cabelo.
Aproxime a bexiga eletrizada da bexiga neutra.
Para fazer a repulsão entre as bexigas.
Encha duas bexigas de forma que elas fiquem firmes e pequenas.
Atrite as duas bexigas no cabelo de uma pessoa. Atrite toda a superfície das bexigas no cabelo.
Solte lentamente uma das bexigas sobre uma mesa e aproxime dela a bexiga que ficou na mão.
Observações:
Ao encher a bexiga ela deve ficar o menor possível, mas também deve ficar cheia o suficiente para que fique firme.
Ao atritar a bexiga com os cabelos, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos.
Ao atritar a bexiga com os cabelos vá girando a bexiga, para que toda a sua superfície fique eletrizada.
Dê preferência para modelos pequenos de bexigas, pois ficam firmes e pequenas depois de cheias.
Divertido não? Então mãos à obra, faça você mesmo!
Voce sabia que alguns materiais apresentam, sob determindas condições, fenômenos elétricos que podemos explicar usando um modelo teórico? Pois é, estes fenômenos são observados pelo homem desde sempre! E existem muitos modelos que tentam explica essa origem.. O modelo que melhor explicou tais fenômenos é o modelo de cargas elétricas, que é usado até os dias de hoje! Este modelo revela a existencia dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo.
Dá uma olhada na imagem que a nossa esquipe desenhou:
Essa é lei da atração e repulsão: cargas elétricas de mesmo sinal se repelem entre si e cargas elétricas de sinais opostos se atraem entre si. Sacaram?
Agora acompanhe esse vídeo muito divertido que nos faz perceber de um modo concreto a existência dessa atração e repulsão: