sábado, 11 de junho de 2011

Como podemos relacionar Bexigas Carregadas com Biologia?


Durante o tempo que tivemos para a criação desse blog até hoje, tivemos suporte teórico para o estudo, análise e reflexões, sobre os dados e/ou informações que postamos. Agora com um entendimento melhor sobre o assunto conseguimos conceitos matemáticos, físicos, químicos e biológicos presentes no experimento científico. No conceito biológico as cargas elétricas estão presentes nas bexigas carregadas,  portanto estão presentes também na biologia na forma de correntes elétricas. A passagem dessas correntes ocorre por meio dos condutores e acarreta diferentes efeitos, os cinco principais são: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

O efeito Fisiológico ocorre no organismo, no sistema nervoso, daí a relação de cargas elétricas com biologia. Nesse efeito a corrente elétrica age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares, e quando isso ocorre dizemos que houve um choque elétrico. O pior caso de choque é aquele que origina quando uma corrente elétrica entra pela mão de uma pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessa o tórax da ponta a ponta, tendo grande chance de afetar o coração e a respiração. O valor mínimo de intensidade de corrente que se pode perceber pela sensação de cócegas ou formigamento leve é 1 mA. Entretanto, com uma corrente de intensidade 10 mA, a pessoa já perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir a mão e livrar-se do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 m e 3 A, aproximadamente. Nesses valores, a corrente, atravessado o tórax, atinge o coração com intensidade suficiente para modificar seu ritmo. Modificado o ritmo, o coração pára de bombear sangue pelo corpo e a morte pode ocorrer em poucos segundos. Se a intensidade for ainda mais alta, a corrente pode paralisar completamente o coração. Este se contrai o mais possível e mantém-se assim enquanto passar a corrente. Interrompida a corrente, geralmente o coração relaxa e pode começar a bater novamente, como se nada tivesse acontecido. Todavia, paralisado o coração, paralisa-se também a circulação sangüínea, e uma pequena interrupção dessa circulação pode provocar danos cerebrais irreversíveis.

Quer saber mais sobre os efeitos de corrente elétrica? Consulte a fonte da nossa pesquisa : http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/10/20/tudo-sobre-a-corrente-eletrica-e-seus-principais-efeitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário