sábado, 11 de junho de 2011

E a química e a matemática, qual as relações que notamos entre elas e as bexigas carregadas?

O conceito de Química e Matemática relacionados ao nosso tema ''Bexigas Carregadas'' é bem simples e sutil. Acompanhe o raciocínio:
  • Em química, os materiais e os resultados que obtivemos dos elementos utilizados em eletrização por contato e atrito, mudaram de um para o outro com o decorrer do processo do experimento ao atritarmos a bexiga com o cabelo, ocorrendo eletrização por contato e logo depois sendo causado pela eletrização por atrito, assim, podemos chamar esses processos de Fenômenos Químicos, pois envolve transferência de elétrons de um corpo para o outro no processo.

  • As relações das Bexigas Carregadas com a matemática é clara e muito simples: percebos a presença dela principalmente nas fórmulas que usamos para calcular grandezas fisicas relacionadas a lei de coulomb, onde as proporções existentes nas mesmas envolvem o raciocínio matemático, como por exemplo no fato já citado em um de nossos posts, de que a força com que duas cargas se atraem ou repelem é proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa, ou até mesmo outras grandezas como a força e as cargas elétricas. A relação das forças consiste no fato de que se uma carga reagir com outra, ela produzirá uma força diretamente proporcional a intensidade das cargas, na direção da linha entre elas, e repulsiva se as cargas tiverem sinais iguais, e de atração se as cargas tiverem sinais diferentes. Percebemos ainda, que são proporcionais ao módulo, ou seja se uma das cargas for substituída por outra com o dobro de carga, a força também aumentará e do dobro. Enfim, certamente, todas essas proporções só são percebidas devido ao raciocínio matemático.
Então... Conseguiu perceber as relações existentes entre no nosso tema e todas as Ciências Naturais? Viu como existe interdisciplinaridade no fenômenos existentes na experiência das Bexigas Carregadas?

Gostou? Quer continuar ficando por dentro do assunto? Então continue acompanhando nosso blog que novidades estão por vir...

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário